Você já deve ter visto os dois termos: consultório médico e clínica médica. Eles são bastante usados no dia a dia quando pensamos em ir a um especialista na área da saúde.
Para quem está iniciando no ramo ou pesquisando sobre como abrir um consultório ou clínica médica, é necessário entender sobre os dois termos.
Assim, é possível delimitar de uma maneira mais precisa o serviço que deseja prestar em seu espaço. Vamos conhecê-los!
Leia mais:
As Melhores Práticas Para Ter Uma Recepção De Clínica
O Que É Prontuário Eletrônico E Principais Benefícios
Guia Completo Sobre Planejamento Financeiro Clínicas!
Saiba Como Funciona O Recurso De Glosa E Como Realizá-lo
Qual É O Conceito De Consultório Médico?
Quando seus pacientes entram na sala para serem atendidos, eles estão adentrando o consultório médico. É nesse espaço que o profissional de saúde terá o primeiro contato com a pessoa a ser atendida e entenderá a demanda dela.
Pode ser que o uso do consultório seja exclusivo de um único médico ou então envolva vários profissionais no ambiente. Esta prática é chamada de atendimento multidisciplinar.
O consultório pode ser dentro de um hospital também, dessa forma ele é utilizado de acordo com o plantão médico.
Qual É O Conceito De Clínica Médica?
Se o consultório é apenas a sala em que o médico atende, a clínica é um conjunto de consultórios. Ou seja, nesse espaço podem ter vários profissionais de especialidades diferentes que atendem em suas salas separadas.
A clínica médica é um coletivo de consultórios. Por isso, ela exige uma estrutura mais ampla, com mais investimento e precisa cumprir certas regras de funcionamento.
Clínica E Consultório Médico: Principais Diferenças
Agora que você entendeu qual é o conceito de consultório médico e clínica médica, vamos identificar as principais diferenças entre eles. Cada um tem suas características apesar de, praticamente, um depender do outro.
Estrutura
Os consultórios têm uma estrutura mais simples do que uma clínica. Eles servem para acompanhar os pacientes, diagnosticar, tratar e fazer exames pontuais. Por isso são menores.
As clínicas precisam ser espaços com mais de uma sala para atendimento, ter uma recepção e móveis confortáveis para receber os pacientes. Dependendo da complexidade da clínica, ela pode ter acomodações para internações e repouso.
Procedimentos E Atividades
As clínicas podem oferecer serviços mais complexos, como a realização de pequenas cirurgias e procedimentos, internações e enfermagem.
Esse ambiente pode ser um local com mais equipamentos. Já o consultório é destinado apenas para diagnóstico, acompanhamento e indicação para exames em outro lugar.
Questões Jurídicas
Se você quer saber como abrir um consultório médico, fique sabendo que é bem mais simples do que parece. O médico interessado precisa apresentar seu CPF, CRM e aguardar um registro de funcionamento.
A clínica médica não precisa de um CPF e sim de um CNPJ, sendo tratada como pessoa jurídica. É necessário ter autorização da prefeitura para funcionar no local desejado, ter uma licença sanitária e liberação do Corpo de Bombeiros da região.
Se a clínica produz lixo hospitalar pelos serviços que presta, precisa pedir à prefeitura recolhimento adequado deste material.
Como Montar Um Consultório Médico?
Antes de montar o consultório, o profissional precisa pensar em tudo o que ele vai usar no dia a dia.
Uma mesa para consultório médico que seja adequada para o espaço, por exemplo, deve estar na lista. Maca, cadeiras, etc, tudo o que cumpra bem o papel e deixe o local confortável para o paciente.
Além dos itens materiais, o consultório precisa ter uma rotina de limpeza e organização, uma recepcionista e alguém que cuide das finanças. Tudo isso vai ajudar o profissional a manter todas as coisas em ordem durante os atendimentos.
Quais Os Setores Necessários Para Ter Consultório Médico?
Para manter tudo ainda mais em ordem, o consultório vai precisar de setores para: cuidar de insumos, planejar o financeiro, limpeza, agendamentos, rotina de atendimentos e zeladoria.
A tecnologia deve ser incluída nestes processos para automatizar as demandas do dia a dia.
Todos eles juntos vão ajudar a manter o espaço cada vez mais organizado para receber os pacientes. Tudo isso impacta diretamente no serviço oferecido aos clientes.
Qual É A Quantidade De Colaboradores É Necessária Para Um Consultório Médico E Clínica?
Isso pode variar bastante de consultório para consultório. A clínica também não tem um número exato de pessoas, mas é sabido que ela exige um quadro maior de colaboradores por oferecer mais serviços.
O consultório pode ter o médico especialista e uma pessoa que cuide de agendamentos e da recepção. Já a clínica precisa de um recepcionista, médicos variados e, a depender do que ela ofereça, enfermeiros e zeladores.
Quais Serviços Um Consultório Médico Pode Oferecer?
Basicamente, um consultório de médico simples pode oferecer o atendimento médico com especialista ou clínico, exame físico e, se tiver equipamentos, exames simples, como ultrassons.
No mais, todos os exames devem ser indicados para as clínicas e laboratórios que tenham os equipamentos e equipe preparados. Assim, o atendimento no consultório é o primeiro passo para o tratamento.
Qual É A Hora Certa Para Abrir Um Consultório Médico?
Não existe hora certa para abrir o seu consultório médico. Pode ser que surja a necessidade quando o profissional de saúde percebe que não quer mais trabalhar em uma clínica.
Ou então, o profissional que acabou de concluir a sua graduação deseje atender em um consultório menor, pode iniciar sua carreira assim. Isso é muito individual de acordo com cada necessidade.
Leia mais:
O Que É A DMED – Declaração De Serviços Médicos E De Saúde?
Entenda O Que É Marketing Médico E Limitações Legais
Entenda O Que É Glosa, Tipos E Como Evitá-La Na Sua Clínica!
Entenda O Que É Um Controle Financeiro Para Clínicas E Como Fazê-Lo
Conclusão
Ficou bem clara as principais diferenças entre consultório médico e clínica médica, não é mesmo? Apesar de serem parecidos e muitas vezes terem o mesmo serviço (atendimento ao paciente), cada um tem suas características primordiais.
Em ambos é preciso manter alguns setores e equipamentos para que os atendimentos do dia a dia sejam bem feitos.
Assim, a equipe transmite um bom serviço e os pacientes ficam satisfeitos. Afinal, quando falamos em saúde, nada melhor do que ser bem atendido!