As Melhores Práticas Para Ter Uma Recepção De Clínica

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O primeiro lugar que seu paciente terá contato ao chegar no seu estabelecimento é a recepção clínica. Por isso, é preciso que esse espaço seja agradável e mais do que isso, funcional. 

Afinal, de nada adianta ter uma recepção de clínica impecável se ela não funciona, não cumpre o que é esperado. 

Pensando nisso e em como manter o espaço organizado, trouxemos informações importantes sobre o assunto. Pode parecer um detalhe, mas ele faz toda a diferença!

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O Que É A Recepção De Clínica?

A recepção de clínica médica ou hospital é o lugar em que os pacientes vão aguardar serem chamados. É nesta área que eles chegarão primeiro e vão ter o primeiro contato com o seu ambiente. 

Todos os detalhes na recepção fazem a diferença, seja por um atendimento agilizado, cadeiras confortáveis, água e café disponíveis, etc. 

É uma forma de receber o seu paciente para que ele não se incomode em esperar o tempo necessário para ser atendido. 

Para Que Serve A Recepção Em Clínicas Médicas?

A recepção de um consultório médico serve para receber bem os pacientes, deixá-los bem acomodados e organizar os atendimentos. Já é nesta hora que deve começar a boa experiência para o usuário. 

Na recepção funcional e organizada, ela servirá para: receber bem os pacientes, organizar as consultas, triagem, confirmação e desmarcação de procedimentos, entre outros. 

Qual é A Importância De Uma Boa Recepção Em Uma Clínica?

Você viu até aqui que ter uma boa recepção de clínica pode fazer grande diferença na experiência do seu paciente. Mas pensando na importância para você, separamos alguns tópicos que explicam porque investir nesse espaço. 

Atendimento

Antes de tudo, vamos reforçar o quão importante é oferecer um bom atendimento desde a chegada do paciente. 

Atendendo as pessoas com dedicação, sendo solícitos e não deixando esperarem muito tempo, a experiência deles vai ser maravilhosa. 

Organização

Seja recepção de clínica odontológica, médica, estética ou de qualquer especialidade, um local organizado muda tudo. 

Os móveis bem colocados, no lugar certo, atendimento que flui e que é eficiente, faz toda a diferença tanto para os colaboradores como para a primeira impressão dos pacientes. 

A organização também abrange o armazenamento de documentos, confirmações de consultas para ajeitar a agenda e evitar confusões. 

Fidelização

Se a sua recepção clínica é bem organizada e tem um atendimento excelente, isso reflete na fidelização dos pacientes. 

Ninguém vai querer voltar se o ambiente for ruim, e tudo começa pela recepção, não é mesmo? Esses detalhes fazem a diferença. 

Como Deve Ser Uma Recepção De Clínica Médica?

A recepção precisa antes de tudo ser um local calmo e tranquilo. Coloque itens decorativos que transmitam isso e móveis que deixem o espaço aconchegante para os pacientes e acompanhantes. 

Não esqueça de garantir que o ambiente esteja sempre limpo e esterilizado. Quem chega precisa sentir todo esse cuidado. 

Estrutura

Como dissemos, capriche na sua estrutura, com móveis confortáveis e funcionais, que acomodem bem os pacientes. 

Pode ser que quem chegue esteja com dor, então, nada melhor do que ser bem recebido em uma cadeira confortável. Otimize o espaço sem deixar muito apertado ou com a impressão de vazio. 

Decoração 

Você pode pensar que não, mas os itens decorativos fazem toda a diferença no ambiente. Seja um quadro bonito, flores, uma TV que funcione vai fazer seus pacientes esperarem mais tranquilos. 

Cuidado Com O Atendimento

De nada vale ter um espaço bonito e funcional se a sua equipe não faz um atendimento humanizado. Por isso, treine os colaboradores para atenderem de uma forma correta e justa, sendo atenciosos e explicando tudo aos pacientes. 

Uso Da Tecnologia

Aproveite as tecnologias de uma forma favorável na sua recepção. Distribuição automática de senhas, painel eletrônico, agendamento e cadastro facilitado. 

Todas estas ferramentas ajudam a deixar o trabalho mais organizado e ágil, sendo benéfico para todos. 

Quais São As Principais Tarefas Da Recepção Da Clínica Médica?

As principais tarefas da recepção da clínica médica são acomodar o paciente, ajudar as recepcionistas a organizar o fluxo e os documentos e deixar uma boa impressão nas pessoas. 

Esta área precisa ser um local em que a pessoa fique confortável para aguardar ser atendido. Dessa forma, precisa ser um espaço confortável e que faça a pessoa nem perceber o tempo passar. 

Como Receber O Paciente Na Recepção Da Clínica?

Invista bastante em deixar a experiência do paciente a melhor possível, desde a sua chegada até a hora de ir embora. Além de bons itens de decoração e estrutura, a equipe também precisa estar treinada para prestar o melhor atendimento. 

Isso porque, pode ser que não tenha um painel eletrônico com senhas, mas tenha uma recepcionista atenciosa. O paciente não vai se importar em ser chamado por ela, vai gostar do atendimento receptivo que ela oferecer. 

Quais As Características Importantes Que A Equipe de Recepção Deve Ter?

Em primeiro lugar, a equipe de recepção clínica deve ser treinada para conseguir agendar as consultas, atender telefones, fazer cadastros, etc. A recepcionista é responsável por cuidar da agenda do espaço, organizando os horários e atendimentos. 

Mas essa equipe também deve estar preparada para receber diferentes pessoas ali e tratá-las igualmente. É preciso oferecer um atendimento humanizado, em que o paciente se sinta acolhido e bem recebido. 

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Conclusão

Uma boa recepção faz toda a diferença no bom atendimento da sua clínica. Afinal, este é o primeiro lugar em que seus pacientes terão contato com o ambiente. 

Então, nada melhor do que ser bem recebido, não é mesmo? Por isso, invista em um espaço confortável. 

Nesse sentido, você também precisa que a recepção seja um local de organização para todos os atendimentos.

Mesmo que seja um espaço aconchegante, ninguém quer esperar por horas e horas. 
Pensando nisso, aproveite a recepção clínica como um espaço útil no seu consultório. Afinal, ela faz toda a diferença!

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