Entenda O Que É Marketing Médico E Limitações Legais

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Muito tem se falado sobre o marketing digital e suas vertentes. Mas você sabia que existe um marketing médico, voltado para divulgar os serviços de um profissional da área da saúde?

Por meio de diversas estratégias e canais, o marketing médico consegue dialogar diretamente com o público-alvo. 

Ou seja, pacientes que precisam de seus serviços ou que ainda vão precisar. Este é um ramo em evolução e que precisa de muita atenção de quem trabalha na área para não ficar para trás. 

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O Que É Marketing Médico?

O marketing médico é feito para que o profissional consiga conversar diretamente com seu público por vários canais. Assim, ele consegue mostrar de fato o seu trabalho e o valor do seu serviço. 

Além disso, com a divulgação do que faz e com conteúdos ricos e verdadeiros, o médico é capaz de se tornar referência. 

Mesmo não atingindo diretamente pessoas que fariam uma consulta, por diversas razões, ele pode ficar conhecido e mostrar o seu potencial. 

Qual É A Importância do Marketing Médico?

O marketing médico nas redes sociais vem crescendo bastante. Os profissionais estão saindo de seus consultórios e ganhando cada vez mais espaço nas telas de celulares. 

Com esta modalidade é possível atrair pacientes e aumentar a satisfação de todos. 

Outro ponto importante é a modernização. Caso um médico evite falar sobre seus serviços, ele pode ficar para trás, visto que hoje é bastante comum encontrar vídeos de especialistas nas redes sociais. 

Obviamente que assistir um reels não substitui uma consulta. 

Mas, muitas vezes, as pessoas podem preferir encontrar o médico que ela já conhece nas redes sociais do que um verdadeiro desconhecido. 

Por Que Vale A Pena Fazer Marketing Médico?

Vale a pena porque, hoje em dia, somente indicação não basta. O paciente pode entrar em contato para saber se o convênio dele é aceito em seu consultório após ver uma publicação na internet. 

O marketing médico é uma forma de conseguir atrair pacientes, aumentar a sua credibilidade no segmento e também ajudar as pessoas. 

Este último item diz respeito ao conteúdo que você pode divulgar nas redes sociais. Com caráter informativo, pode auxiliar as pessoas com dúvidas sobre saúde. 

Como Fazer Marketing Médico?

Assim como os outros tipos de marketing, o médico também precisa de uma boa estratégia montada. Dentro dela, é preciso definir o que você quer entregar e onde quer chegar. Assim, é possível orientar melhor seus objetivos. 

Conheça As Regras Do Conselho Federal De Medicina

Para não cometer erros na hora de fazer marketing médico é importante saber as regras que envolvem o marketing na área da saúde. 

Antes de tudo, os médicos devem desenvolver um trabalho social, deixando a lucratividade em segundo plano. A ética deve estar presente em todos os conteúdos!

Estabeleça O Público-Alvo

Defina quem você quer atingir com suas mensagens, se são apenas pacientes ou público em geral. Qual será a média de idade, ocupação, etc, tudo isso vai nortear melhor os seus conteúdos. 

Fique De Olho Na Concorrência

Já ouviu falar em benchmarking? Essa é a modalidade de observar o que os seus concorrentes fazem, tanto como inspiração ou sobre o que não fazer. 

Olhando o que está em alta também é possível direcionar os seus conteúdos para não ficar para trás e acompanhar a maioria. 

Crie Uma Identidade Visual

A comunicação visual tem um papel muito importante para criar imagem na cabeça do seu público. 

Quando alguém identificar seu design de cores, saberá que é o médico que elas viram nas redes sociais. Toda a identidade visual é feita para refletir o que a marca quer passar em seu nome, nos produtos, etc. 

Tenha Um Site Otimizado

Não adianta criar estratégias e não seguir o que é recomendado, não é mesmo? Por isso, esteja por dentro de tudo o que o seu site precisa para ser otimizado. 

Ou seja, pratique SEO, ofereça boa navegação, boa escaneabilidade na estrutura dos conteúdos, deixe o site responsivo e muito mais. 

Crie Uma Conta No Google Meu Negócio

Quantas vezes pesquisamos por um estabelecimento no Google e encontramos todas as informações sobre ele? 

Hoje em dia, isso é praticamente automático e prático. Pensando nisso, tenha uma conta para seu negócio no Google e aproveite os recursos para informar a todos sobre o seu consultório. 

Faça Anúncios Pagos

A mídia paga está por toda parte. Muitas vezes, uma pesquisa que alguém fez vai gerar anúncios sobre o tema por todo o mês. 

Você precisa entrar neste ramo e se preparar. Impulsione seus conteúdos, faça um bom planejamento de anúncios e aproveite os resultados para ter insights. 

Cadastre-se Em Portais De Busca De Médico

Quem não é visto, não é lembrado. Mostre-se em todas as formas possíveis, como nos portais de busca de médicos. 

Eles são uma ótima ferramenta que garantem um público grande e que já sabe o que quer. Além disso, estar presente nestes sites pode te dar mais credibilidade. 

Como Investir Nas Redes Sociais No Marketing Médico?

Cada rede social tem um perfil e um público diferente, assim como a linguagem empregada em cada uma delas precisa ser adaptada. 

O marketing digital para médicos exige esforços e um deles é adaptar seus conteúdos para diversos públicos que quer atingir em lugares diferentes. 

Twitter

No Twitter as mensagens precisam ser objetivas e claras, porque há um número limite de caracteres. 

Nesta rede, é importante oferecer links, criar alertas sobre saúde, criar as chamadas threads com um determinado tema, falar sobre prevenção e muito mais. Sempre respeitando a objetividade e a linguagem mais informal.

LinkedIn

O LinkedIn pode ser aproveitado no marketing médico para duas coisas: networking e falar da sua marca. 

Por ser uma rede profissional, você pode se conectar com colegas de profissão e também dialogar com seu público falando sobre eventos, congressos, conquistas, etc.  Os artigos também ficam ótimos neste local. 

Instagram

O Instagram tem sido a principal rede para se conectar com o público desejado. Você pode criar conteúdos informativos ou de diversos temas em foto ou vídeo. 

Seria ótimo criar um vídeo curto explicando sobre algum tipo de doença, prevenção e tratamentos, né? Aqui, a mídia paga cai muito bem. 

WhatsApp

O WhatsApp não é uma rede em que todos vão enxergar seu conteúdo de uma vez, como o Instagram. 

Aqui, o contato é mais próximo e personalizado. Evite mandar mensagens padronizadas e invista em algo mais humanizado. Aposte também em imagens objetivas com legendas esclarecidas.

Quais São As Regras De Divulgação De Marketing Médico?

Basicamente, não é permitido divulgar informações falsas, seja de doenças ou de tratamentos, não fale sobre especialidades que não atende, não mostre fotos de pacientes (principalmente, sem autorização) e, por fim, evite prometer resultados. Medicina não é uma ciência exata. 

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Conclusão

Viu o tanto de coisa que o marketing médico pode fazer? O ideal é que se você não domina muito essa área, invista em uma agência especializada no serviço. 

Dessa forma, você terá um serviço de qualidade, com resultados satisfatórios. O melhor é não deixar essa modalidade de lado para não ficar parado no tempo!

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