Anteriormente, aqui em nosso blog, explicamos a você, leitor, o que é glosa. Agora, vamos entender como funciona o recurso de glosa, quando ele precisa ser feito e qual é a melhor forma de fazê-lo.
Com todas as informações sobre o que é, como fazer e qual é o prazo para recurso de glosa ANS, fica mais fácil para sua clínica consertar as divergências. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de todas as dicas sobre o assunto!
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O Que É Recurso de Glosa?
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O recurso de glosa acontece quando é preciso consertar divergências nos valores que o convênio precisa pagar por determinado serviço prestado.
Por exemplo: o paciente realizou um tratamento em que, previamente, não tinha sido informado alguns detalhes de medicação. Por isso, a operadora não contava com este gasto.
Quando a divergência de valor é constatada, é preciso entender o que aconteceu de fato para entrar com o recurso de glosa. Assim, após as justificativas e documentações apresentadas, o convênio pode ou não efetivar o pagamento.
O Que Diz a Legislação Sobre Glosa Hospitalar?
A Lei 13.003/14 é responsável por regular a relação entre planos de saúde e prestadores de serviços, como clínicas credenciadas.
Ela foi feita para oferecer mais transparência a respeito de assuntos financeiros e tudo o que foi realizado por ambos.
Nesse sentido, e sabendo que a glosa pode acontecer, a lei determina que deve haver um prazo para avaliações dos relatórios prestados pela rede credenciada às operadoras.
Tudo isso, para abranger contestações, respostas e envio de documentos em tempo hábil para o pagamento. É a chamada justificativa para recurso de glosa.
Além disso, a lei estabelece alguns serviços que não serão cobertos pelas clínicas, dessa forma, não havendo pagamento em caso de realização. Um exemplo são os tratamentos estéticos rejuvenescedores para a pele.
Qual É o Papel do Recurso de Glosa?
Basicamente, o recurso de glosa financeira é ajustar todos os valores que não estão batendo no serviço prestado.
É importante que haja um prazo em que possam ser apresentados os recursos, documentações, etc. Sempre se amparando na lei que é capaz de regulamentar a relação entre os planos de saúde e prestadores de serviço.
Por Que o Recurso de Glosa É Tão Comum na Rotina Clínica?
O recurso precisa ser utilizado com frequência porque a glosa faz parte da rotina clínica hospitalar.
O que não deveria acontecer. A correria do dia a dia junto a gestão e organização feita manualmente, informações pela metade, falta de comunicação, etc, tudo isso pode resultar em glosa.
Então, quando há glosa e ela é detectada, é preciso entrar com o recurso para justificar o gasto que não havia sido contabilizado. O impacto financeiro pode ser grande caso as glosas não sejam controladas.
Quais São as Causas da Glosa Hospitalar?
Entre as principais causas de glosa estão: dados preenchidos errados, falta de guia de autorização, erro de código, falta de assinatura dos pacientes, divergência sobre tratamento e medicamentos.
As glosas são divididas em: administrativas, lineares e técnicas. Elas abrangem os exemplos citados acima.
Como Criar Um Recurso de Glosa?
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Existem algumas formas de construir um bom recurso de glosa. No entanto, cada hospital ou clínica pode ter um padrão para fazer a sua.
Pensando de um modo geral e abrangente, separamos alguns itens que podem ajudar a construir o pedido.
Demonstrativos
Antes de tudo, a operadora do convênio precisa enviar um demonstrativo com o que foi “glosado” para a equipe responsável. É preciso entender o que foi reprovado no pagamento.
Avaliação
Agora, a equipe responsável fará a análise e avaliação dos itens glosados. É nesta etapa que serão aceitos ou recusados. Se não for aceito, pode-se avançar e dar continuidade nas próximas etapas. Caso seja aceito, para por aqui.
Recursos
Caso a clínica rejeite as justificativas da glosa, é preciso entrar com o recurso de fato. É a hora de apresentar todas as informações, corrigir valores, anexar documentos e provas e depois enviar de volta para a operadora.
Normalmente, é possível seguir alguns exemplos de recurso de glosa.
Análise de recursos
Esta etapa fica concentrada com o convênio. A equipe da operadora, após receber os recursos, vai decidir se fará o pagamento ou se a glosa será mantida. Será preciso justificar novamente.
Reanálise ou Transferência
Pode ser que o recurso volte novamente e seja preciso uma nova análise. Se ocorrer muitas vezes, o time comercial pode tentar conversar com a operadora e negociar.
Como evitar Glosas?
Mudanças simples no dia a dia podem impactar bastante nas altas taxas de glosas que ocorrem.
O melhor é implementar tecnologias capazes de coletar dados e informações automaticamente. Dessa forma, fica mais fácil de conferir e registrar tudo.
A equipe deve estar bem preparada também para revisar todos os pedidos antes de serem enviados aos convênios. Assim, podem se certificar de que tudo está bem detalhado e nenhuma informação está faltando.
Faça auditorias internas com certa frequência para garantir o bom funcionamento dos setores e o cumprimento do papel de cada um. Assim, a equipe vai estar por dentro de todas as informações e caminhando juntos ao mesmo tempo.
Mantenha uma equipe bem treinada e boa de negociação. Este pode ser o melhor caminho para tratar com as operadoras após muitos recursos de glosa apresentados e negados.
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Conclusão
A glosa ainda é um problema bastante comum nos hospitais, muitas vezes por erros que poderiam ser evitados. O preenchimento de uma informação errada pode gerar uma burocracia desnecessária, que poderia nem ter existido.
Além disso, a glosa também acarreta em problemas no financeiro do local. Afinal, caso o recurso de glosa seja negado, impacta no valor a ser pago pelo convênio à rede credenciada.
Monte uma equipe especializada e treinada tanto para preparar os recursos como para negociar com as operadoras.
Também converse bastante com os colaboradores em geral sobre os processos do dia a dia para que eles façam da melhor forma possível.