Tecnologias Assistivas. Se você nunca ouviu falar nesse termo, trouxemos tudo sobre o assunto para te explicar. Afinal, os aparatos tecnológicos estão muito presentes em nosso dia a dia.
Na medicina não poderia ser diferente. Todos têm direito a ter recursos que melhorem a sua vida, promovam funcionalidade e muito mais.
É para isso que a tecnologia assistiva apareceu, com objetivos bem interessantes. Confira tudo sobre o assunto!
Leia mais:
Entenda O Que É Marketing Médico E Limitações Legais
As Melhores Práticas Para Ter Uma Recepção De Clínica
O Que É Prontuário Eletrônico E Principais Benefícios
O Que São As Tecnologias Assistivas?
Para entender melhor o que é a tecnologia assistiva devemos pensar em recursos e serviços que são desenvolvidos para ampliar as capacidades motoras e funcionalidades.
Ou seja, esse tipo de tecnologia é designada por uma área do conhecimento de várias disciplinas que visam promover recursos, práticas, estratégias, métodos, etc que possam ajudar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Quais São Os Tipos De Tecnologia Assistiva?
Depois de saber o que é o conceito, saber os tipos das categorias de tecnologia assistiva vai ajudar você a entender melhor. De acordo com as funcionalidades, elas são divididas para facilitar a designação de cada uma delas. Acompanhe.
Tecnologias De Auxílio Para A Vida Diária E Prática
As pessoas com deficiência física acabam sendo dependentes de outras pessoas em alguns aspectos. Então, esse exemplo de tecnologia assistiva oferece itens que ajudam a promover a autonomia dos indivíduos.
Recursos De Acessibilidade Ao Computador Com A Tecnologia Assistiva
Este é um exemplo de tecnologias assistivas para cegos, pessoas com dificuldade de movimento e que podem depender de computadores para ter autonomia.
Isso quer dizer que ele pode contar com teclado em braile, mouse e teclados adaptados, lupa, comando por voz e muito mais.
Sistema De Controle De Ambiente
Talvez você tenha em sua casa as luzes que ligam e desligam com comando de voz, geladeiras inteligentes e muito mais. Tudo isso também faz parte de tecnologias assistivas, que são conectadas a dispositivos muito úteis no dia a dia.
Auxílios De Mobilidade
Estas tecnologias assistivas são as mais comuns há tempos. As bengalas, muletas, cadeiras de rodas, etc são equipamentos que ajudam na mobilidade de quem não consegue se locomover sozinho.
Órteses E Próteses
Caso a pessoa tenha perdido algum membro, ela pode utilizar próteses para ajudar na locomoção.
As órteses, diferentemente, são colocadas junto à parte do corpo para ajudar a melhorar o posicionamento e garantir mais estabilidade nos movimentos.
Adaptações Em Veículos
A adaptação em veículos é uma das tecnologias assistivas mais interessantes. Ela permite que pessoas com deficiência consigam dirigir carros que são modificados. Por exemplo, o controle de pedais pode ser feito com as mãos.
Adequação Postural
Pessoas com deficiência podem sofrer com a falta de postura, seja em pé, deitado ou sentado. O objetivo destas tecnologias, que envolvem almofadas, estabilizadores de postura, é garantir um desempenho funcional e movimentação confortável.
Projetos Arquitetônicos Para Acessibilidade
Neste caso, as tecnologias assistivas devem contemplar o espaço urbano. Ou seja, adequação de calçadas, banheiros, elevadores, rampas, etc. As cidades devem investir e projetar o espaço para ser acessível.
Comunicação Aumentativa E Alternativa
Essas tecnologias visam ampliar a capacidade de comunicação de quem tem algum tipo de deficiência de fala. São produtos como letras ou palavras que possam ser usadas tecnologicamente para que a pessoa consiga se expressar.
Auxílios Para Pessoas Surdas Ou Com Déficit Auditivo
Os teclados acessíveis, sistemas de infravermelho, aparelho para surdez, etc, enquadram esta categoria de tecnologias assistivas. O intérprete de libras não é considerado uma tecnologia em si, mas é um método fundamental para a inclusão.
Auxílio Para Pessoas Cegas Ou De Baixa Visão
Novamente, falando em tecnologias para ajudar as pessoas que têm baixa visão estão os softwares, leitores de tela, lupas, braile, comando por voz, etc.
Quais São Os Objetivos Da Tecnologia Assistiva?
A tecnologia assistiva tem como objetivo trazer soluções para o dia a dia das pessoas que têm algum tipo de deficiência. Assim, ao utilizar componentes tecnológicos, podem ter sua mobilidade e autonomia quase em 100%.
Com artigos, softwares, entre outros é possível que todos consigam ter mobilidade, equilíbrio e conforto. Por isso, é tão importante investimentos neste área de estudos, para trazer mais tecnologias ao mercado.
Como É A Atuação Da Tecnologia Assistiva?
A atuação precisa ser extremamente funcional para quem vai receber as tecnologias. Ou seja, os equipamentos ou ferramentas disponibilizados precisam oferecer tudo o que prometem, com adaptação ao longo do tempo, claro.
A tecnologia assistiva tem um papel fundamental na reabilitação e qualidade de vida destes pacientes. O ideal é que eles recebam equipamentos funcionais ao longo da vida e se torne algo comum para elas.
Leia mais:
O Que É A DMED – Declaração De Serviços Médicos E De Saúde?
Guia Completo Sobre Planejamento Financeiro Clínicas!
Saiba Como Funciona O Recurso De Glosa E Como Realizá-lo
Conclusão
O tema sobre a tecnologia assistiva é de grande importância para a sociedade em geral. Afinal, é preciso que haja investimentos em estudos e objetos tecnológicos para oferecer conforto às pessoas que necessitam.
Ao longo dos anos, a tecnologia evolui bastante e isso precisa ser refletido também em acessibilidade e auxílio. Como dissemos, os equipamentos transformam vidas, deixando-as cada vez mais confortáveis.