Entenda O Que É Fluxo De Caixa E Como Implementá-lo Na Sua Clínica

You are currently viewing Entenda O Que É Fluxo De Caixa E Como Implementá-lo Na Sua Clínica
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você preza por uma boa gestão financeira em sua clínica ou hospital, precisa ter um fluxo de caixa. Esta ferramenta é fundamental para saber como estão as despesas e o lucro do estabelecimento. 

Um bom fluxo de caixa financeiro é capaz de trazer ótimos insights para as tomadas de decisões da empresa. 

É por isso que ele é tão importante e deve fazer parte de toda a organização das finanças. Para saber todos os detalhes sobre o assunto, continue conosco!

banner-parceria-drcash

Leia mais:

Guia Completo Sobre Planejamento Financeiro Clínicas!

Entenda O Que É Bitributação, Por Que Acontece E Como Evitar?

O Que É Prontuário Eletrônico E Principais Benefícios

O Que É Fluxo De Caixa?

O fluxo de caixa é a forma que o dono do estabelecimento ou gestor financeiro vai acompanhar a situação financeira do negócio. 

É por meio dele que todos os gastos e receitas serão relatados e acompanhados. Com esta ferramenta todas as saídas e entradas de dinheiro estarão sendo controladas e registradas.  

Com tudo bem detalhado, as decisões são tomadas com mais assertividade e menos riscos. Além disso, a clínica está preparada para enfrentar melhor quaisquer situações adversas. 

As informações obtidas pela planilha de fluxo de caixa devem ser levadas em consideração e jamais ignoradas. 

Qual É A Importância Do Fluxo De Caixa Em Clínicas E Consultórios?

Assim como em qualquer estabelecimento, ter um bom fluxo de caixa na clínica ou consultório é importante para o controle financeiro

Ademais, como salientamos, saber o que entra e o que sai de dinheiro ajuda na tomada de decisões para o presente e para o futuro. 

Outros pontos importantes que o controle do fluxo de caixa proporciona é justamente o planejamento financeiro. Dessa forma, é possível evitar saldos negativos e dívidas desnecessárias para o momento. 

Quais São Os Principais Tipos De Fluxo De Caixa?

Existem alguns modelos disponíveis para você montar o seu fluxo de caixa na empresa. Para escolher o que mais se adequa à situação do seu negócio, separamos detalhes sobre cada um deles. Confira!

Fluxo de Caixa Direto

Este modelo controle de fluxo de caixa consiste em registrar todo tipo de recebimento e pagamento que a clínica tem e faz. Ou seja, tudo o que é lucro e tudo o que precisa ser pago entram nestes registros. 

Tudo isso para que o que entra e o que sai do caixa fiquem registrados para maior controle. Assim, a organização financeira é bem precisa. 

Fluxo de Caixa Indireto

Neste modelo, a contabilidade é quem toma a frente, pois, todas as informações de variações são passadas para eles. Esta forma é feita para avaliar lucros e prejuízos apontados nos relatórios. 

O fluxo de caixa indireto não serve para registrar entradas e saídas, ele funciona como um método contábil para análise. 

Fluxo de Caixa Operacional

O fluxo de caixa operacional é bem básico, registrando o dinheiro que entra e o que sai. Ele serve para quantificar as despesas e saber quanto está disponível para uso em caixa. 

Este modelo é bastante usado e, por ser básico, não tem muito segredo. Porém, nele não podem ser colocados dinheiro que foi investido, somente os recebidos e gastos no estabelecimento.

Fluxo de Caixa Projetado

Aqui, o fluxo financeiro será projetado, ou seja, trabalhará com previsões. A partir das informações que o controle das finanças apresentará, será possível pensar em ações.

Basicamente, ao usar este método faz-se uma análise do que está acontecendo para se preparar e pensar no futuro.  

Fluxo de Caixa Livre

O fluxo de caixa livre vai dizer ao gestor a capacidade financeira da empresa nos períodos que ele deseja saber, seja curto, médio ou a longo prazo. 

É outro modelo de trabalhar com projeções para avaliar como pode ser o desempenho do negócio e tomar decisões no presente. 

Quais São Os Benefícios Do Fluxo De Caixa Para A Sua Clínica?

Nitidamente, o maior benefício em manter um bom controle de fluxo de caixa é analisar o presente e futuro da empresa. 

Com todos os valores disponíveis em registros, é possível saber a evolução, o que precisa melhorar e quais decisões tomar daqui para frente. Separamos mais algumas vantagens.

Controle Financeiro

Tudo está interligado. Então, se há um bom controle financeiro em sua clínica, você consegue saber de onde o dinheiro vem e para onde vai. 

Assim como na vida pessoal, você administra as finanças e consegue direcioná-las para o lugar certo com sabedoria. Além de conseguir manter muito bem o que tem a receber. 

Auxílio Na Tomada De Decisões

Mais uma vez ressaltamos que, o fluxo de caixa possibilita a tomada de decisões assertivas. Sabendo as projeções e o que está acontecendo com suas finanças, fica mais fácil pensar em quais atitudes tomar, sem precipitações ou erros. 

Por exemplo, será que é hora de abrir uma nova franquia? Ou será que você precisa reduzir sua equipe? São os resultados do fluxo de caixa que responderão perguntas assim. 

Ganho de Eficiência

Seus esforços estarão sendo direcionados para o lugar certo, com resultados medidos quase em tempo real. 

Dessa forma, sua eficiência é maior, obtendo aquilo que busca com menos chances de errar. E, em caso de erro, é possível agir rapidamente para consertar.

Planejamento Financeiro

Planejamento financeiro e controle financeiro andam juntos. Controlar é planejar da melhor forma possível. 

Com todas as informações registradas, o estabelecimento não dá passos maiores do que poderia, pois está tudo bem planejado. 

Inventário Para Organizar As Informações

Com a planilha de fluxo de caixa simples ou mais elaborada montada, o acesso às informações fica bem organizado. Assim, é mais fácil realizar inventários periódicos com os dados precisos e bem organizados. 

Mantém Os Dados Atualizados

Para fazer o inventário é necessário ter dados atualizados. Se o seu fluxo de caixa conta com organização das informações, elas precisam ser atualizadas diariamente. 

Assim, não tem risco de ter qualquer tipo de dado antigo ou que não esteja registrados. Crie um fluxo de caixa com atualização diária. 

Análise Dos Relatórios Periodicamente

Com os dados atualizados e inventários bem definidos, suas análises estarão em dia. Tudo isso se interliga com as tomadas de decisões, afinal, após analisar o fluxo de caixa, é hora de agir se for preciso. 

banner-parceria-drcash

Leia mais:

Entenda O Que É E A Importância Da Jornada Do Paciente Para Clínicas!

Entenda O Que É A Gestão Clínica E Como Organizar Os Processos

Entenda O Que É Confirmação De Consulta, Sua Importância E Boas Práticas!

Conclusão

Deu para ver que o fluxo de caixa faz toda a diferença em uma clínica bem organizada. 

Implementar este método é mais do que cuidar do seu dinheiro, é também se preocupar com o futuro e como agir em determinadas situações. Não deixe de ter seu controle financeiro bem estruturado!

Leave a Reply