Qualquer pessoa que for atendida em seu estabelecimento precisa estar minimamente seguro no espaço e durante o atendimento. Por isso, a segurança do paciente deve ser uma das prioridades da sua clínica ou hospital.
Este fator crucial também vai ser um ótimo termômetro para medir a qualidade dos serviços prestados no local.
Para entender mais sobre o que é a segurança do paciente e como seguir todas as medidas, acompanhe o conteúdo que preparamos para nosso blog.
Leia mais:
Melhores Estratégias De Como Atrair Clientes
Principais Diferenças Entre Consultório Médico E Clínica
O Que São Tecnologias Assistivas E As Mais Usadas
O Que É Segurança Do Paciente?
A segurança do paciente é a forma de evitar danos, lesões e prejuízos ao paciente relacionados ao tratamento ou procedimento realizado.
Veja, todos os cuidados que a pessoa recebe no local precisam ter seus riscos reduzidos ao máximo, procurando apenas ajudá-lo.
A Organização Mundial de Saúde tem essa pauta como uma de suas vertentes, pois são muitas pessoas que sofrem com danos desnecessários e evitáveis.
A segurança do paciente tem a enfermagem, médicos e outros profissionais como os responsáveis por garantir sua efetividade.
Como A Segurança Do Paciente É Regularizada?
Aqui no Brasil, existe o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Ele foi criado em 2013, pelo Ministério da Saúde para que os cuidados com a segurança sejam uma prioridade.
É uma forma complementar de evitar riscos e danos às pessoas atendidas em qualquer ambiente de saúde.
A segurança do paciente junto a OMS tem seis conceitos principais que precisam ser cumpridos. O programa existente no Brasil está em conformidade com esses atributos, servindo como um direcionador do que deve ser cumprido basicamente.
Metas Para A Segurança Do Paciente
Como dito, são seis conceitos definidos pela OMS que precisam ser minimamente cumpridos no quesito segurança do paciente e seus protocolos.
Com eles, o serviço fica muito mais seguro para os pacientes e também para a equipe médica. Confira como cada meta funciona.
Protocolo De Higiene Das Mãos
As mãos estão expostas e em contato com diversas bactérias o tempo todo. Então, antes de qualquer tipo de atendimento, o profissional deve lavar muito bem as mãos para evitar a proliferação de microrganismos que causem infecções aos pacientes.
Protocolo De Identificação Do Paciente
Identificar o paciente com seu nome, idade e causa do atendimento pode fazer toda a diferença. É uma medida simples, mas que evita confusões, como troca de resultados de exames, medicações incorretas, etc.
Protocolo De Prescrição Segura
A equipe precisa estar sempre atenta aos medicamentos prescritos para o tratamento ou procedimento.
Caso seja algo que envolva uma vigilância, o paciente deve ser acompanhado de perto. Além disso, toda interação medicamentosa precisa ser questionada antes de misturar remédios.
Protocolo De Prevenção De Quedas
Cair pode acarretar em danos sérios e graves aos pacientes, principalmente idosos e pessoas em estado de saúde fragilizado. Por isso, todas as pessoas precisam de auxílio na locomoção e identificação sobre o possível risco de queda.
Protocolo Para Verificação De Úlcera Por Pressão
Quando os pacientes ficam hospitalizados por muito tempo, a chance de ter lesões na pele e tecido por conta da posição ou pressão aumentam.
Por isso, esse protocolo diz respeito à verificação e vigilância para a necessidade de mudar o paciente de posição, etc.
Protocolo Para Cirurgia Segura
Caso o local realize cirurgias, como no caso de hospitais, é preciso oferecer suporte seguro para o procedimento e após sua realização.
Além disso, a limpeza do espaço precisa ser muito bem feita para evitar bactérias que possam acarretar em infecções.
Quais Metas São Importantes Para A Segurança Do Paciente Na Sua Clínica?
Implementar e cumprir as metas da OMS em seu estabelecimento é fundamental para o bom funcionamento e para que tudo esteja dentro da legalidade. Todas elas cumprem um papel muito importante para a segurança do paciente e seu bem-estar.
Afinal, o que todos querem é um bom atendimento, que resolva o problema e que não traga mais prejuízos tanto à saúde quanto ao financeiro.
Por isso, coloque sempre a segurança do paciente em primeiro lugar e como uma de suas metas a serem atingidas.
Leia mais:
Saiba A Importância De Triagem E Como Fazer
Entenda Como Criar Uma Ficha De Anamnese
Aprenda A Criar Um Relatório Médico Em 5 Passos
Conclusão
Todo mundo quer se sentir seguro em qualquer ambiente ou situação, não é mesmo?
Principalmente quando falamos em questão de saúde ou qualquer atendimento médico, odontológico, estético, etc, a segurança deve estar em primeiro lugar para que os pacientes saiam satisfeitos.
Cumprir os protocolos do Programa Nacional junto com a OMS proporciona grandes frutos ao seu negócio clínico ou hospital, além de dar segurança do paciente.
Esteja sempre por dentro das informações e siga tudo conforme as legislações. Não há nada melhor do que oferecer um serviço seguro e competente aos seus clientes.
Com a Dr.Cash é exatamente isso que seus pacientes podem ter, um serviço seguro e que proporciona as melhores condições para que eles realizem sonhos.
Seja um parceiro e tenha uma forma de pagamento acessível em seu estabelecimento. Todos merecem segurança e confiança nos serviços contratados!