Para sua empresa ter uma saúde financeira boa, às vezes, é necessário recorrer à redução de custos. É por meio desta prática que você consegue deixar as contas em ordem e, até mesmo, notar o que já não é útil no dia a dia do seu negócio.
Para ajudar você nesta tarefa e também a entender melhor sobre o assunto, preparamos algumas dicas sobre como reduzir custos. Tudo isso saudavelmente, sem causar mal estar e mudanças bruscas na sua clínica ou hospital. Acompanhe!
O Que São Custos?
Os custos em um negócio estão totalmente ligados aos produtos ou serviços vendidos.
Eles entram como os valores que você tem que gastar para comprar novos itens, mão de obra, matéria-prima, imposto, aluguel, etc. Eles são divididos em duas categorias: fixo e variável.
Os custos fixos não dependem do quanto a empresa está vendendo ou produzindo. Os variáveis, como o nome diz, variam de acordo com a produção. A partir disso, são divididos em três tipos:
- Custo operacional: manutenção da empresa, despesas gerais, despesas operacionais e produtos que são vendidos;
- Custo estratégico: eles estão ligados ao lucro do negócio. Tudo o que é investido em equipes, por exemplo, para melhorar e aumentar o que a empresa está ganhando;
- Custo não estratégico: são custos do dia a dia, como material para os funcionários, pagamento de passagem, manutenção do home office da equipe, etc.
O Que Significa Redução De Custos?
A redução de custos nas empresas não é feita de uma hora para outra. Ela precisa ser estudada e analisada para formar uma espécie de diretriz a ser seguida dali para frente.
A equipe responsável por essa tarefa costuma ser o departamento financeiro. Eles irão analisar o que pode ser reduzido, quais são os custos essenciais e o que pode ser modificado.
Tudo isso sem impactar em problemas futuros para a empresa, trazendo uma redução saudável.
Por Que A Redução De Custos É Importante Em Uma Empresa?
Depois de algum tempo de funcionamento, é importante que sejam implementadas estratégias de redução de custos nas empresas.
Isso porque, com o passar do tempo, pode-se perder o controle do que está sendo gasto sem necessidade e o que realmente importa.
Por isso, o ideal é fazer uma manutenção na redução de custos, analisando com muito cuidado o que pode ser diminuído. Isso tudo é fundamental para o crescimento da empresa, podendo investir em coisas novas e melhorias.
Como Fazer Uma Redução De Custos De Maneira Eficiente?
Para se tornar um de cases de sucesso na redução de custos é preciso tomar cuidado e fazer tudo com muita eficiência. Tenha uma equipe bem preparada e assertiva quanto aos custos que precisam ser reduzidos.
Designe Profissionais Responsáveis
Como dissemos, você precisa contar com uma equipe responsável e muito profissional que entenda bem do seu negócio.
Às vezes, existe um custo que parece ser irrelevante, mas você sabe que é importante para sua clínica, então os funcionários precisam entender isso.
Analise seus custos
Faça uma análise minuciosa sobre tudo o que você gasta no dia a dia. Liste quais são os custos fixos, variáveis, o que pode ser cortado e o que deve permanecer.
Você precisa estar junto à equipe de finanças para que todos caminhem na mesma página.
Saiba Quais Custos Importantes
Dentro dessa análise, você vai descobrir o que é um custo importante para sua clínica ou hospital. Eles devem ser mantidos e, quem sabe, merecem receber investimentos.
Corte Custos Não Estratégicos
Mais uma vez, na análise serão apresentados o que não é fundamental, ou seja, não é estratégico. Diminua por completo ou vá reduzindo aos poucos para não sentir os impactos de uma vez.
Faça Uma Revisão Dos Investimentos
Tudo o que merece investimento está recebendo verba adequada? Pode ser a hora de verificar quais caminhos seu negócio vai seguir e onde serão bem-vindos investimentos nesse momento.
Negocie Com Fornecedores
A redução de custos nas empresas também passa por uma boa negociação com fornecedores antigos ou recém-chegados.
Converse com eles, veja se os valores estão atualizados ou se podem ser melhores de acordo com o relacionamento que você mantém com cada um.
Use A Tecnologia Para Otimizar Seus Custos
Aposte em ferramentas que auxiliem no controle dos custos e que substituam equipamentos antigos. Atualmente, existem softwares, formas de pagamento e muito mais que podem ajudar você a diminuir os gastos mensais.
Exemplos De Redução De Custos Nas Empresas
Separamos alguns exemplos de custos que você pode reduzir ou, até mesmo, cortar de uma vez. Eles podem ser substituídos ou você pode investir em novas ferramentas que cumpram o mesmo papel e custe menos.
- Papel e impressões: aposte em digitalização de tudo, seja comprovantes, boletos, confirmações, etc;
- Plano de telefone fixo: contrate um plano de telefonia fixo mais barato ou pare de usá-lo, substituindo por uso de tecnologias como os aplicativos de mensagens e softwares de contato com os pacientes;
- Água e energia: além de chamar um técnico da empresa responsável para verificar se está tudo em dia, você pode implementar mudanças para diminuir esses custos de outras formas. Tire aparelhos que não usa da tomada, deixe pessoas da equipe que podem fazer home office em casa, implemente luzes com sensor de presença e muito mais;
- Equipe: capacite a equipe com orientações sobre economia e evite trocar de funcionários com frequência. Além de ter trabalho para treiná-los novamente, demissões e contratações custam caro;
- Fornecedores: se os seus fornecedores não conseguem fazer um preço melhor, troque-os. Procure outros com a mesma qualidade e valores mais baixos.
Qual É A Diferença Entre Custos E Gastos?
Quando aparece uma despesa prevista, ela pode ser chamada de gasto. Em geral, os custos dependem mais da produção e pode haver imprevistos, como a falta de material, mão de obra ou quebra de produtos.
Conclusão
A redução de custos é algo que, em algum momento, será obrigatório na sua clínica ou hospital. Nessas horas, o melhor é contar com uma equipe capacitada e muito planejamento para tomar decisões certas.
Se você quer implementar um novo meio de pagamento em sua clínica e obter benefícios com ele, conheça a Dr.Cash.
Nós ajudamos a aumentar o número de pacientes, aumento no ticket médio e você não se preocupa com inadimplência ou emissão de boletos.