Aumentar o uso de tecnologias benéficas no dia a dia e deixar o seu consultório ou hospital cada vez mais digital é importante. Hoje, os serviços automatizados ajudam muito em diversas questões. Um destes pontos a ser digitalizado é a implantação do prontuário eletrônico.
O uso desta ferramenta diariamente acarreta em diversos benefícios e praticidades no ambiente de saúde.
O prontuário eletrônico está no SUS e deve estar presente nos locais particulares também. Você vai entender o porquê e quais são as vantagens agora. Acompanhe!
Leia mais:
Entenda O Que É E A Importância Da Jornada Do Paciente Para Clínicas!
Entenda O Que É Confirmação De Consulta, Sua Importância E Boas Práticas!
Entenda O Que É Fluxo De Caixa E Como Implementá-Lo Na Sua Clínica
O Que É O Prontuário Eletrônico?
Utilizado para armazenar informações dos pacientes, o prontuário eletrônico, que também é conhecido como PEP, é uma ótima ferramenta. Com ele é possível substituir o prontuário escrito à mão pela equipe médica.
Assim, todos na sua clínica ou hospital conseguem ter acesso a todas as informações do paciente, como seu histórico médico e o tratamento que ele vai receber.
Lembrando que prontuário é um documento e não é apenas um material de informações básicas.
Como Um Prontuário Eletrônico Funciona?
Basicamente, no prontuário eletrônico do cidadão devem estar todas as informações sobre a saúde dele durante aquele tratamento, consulta, internação, etc.
Como é digital, podem estar junto aos dados imagens e exames que o paciente já realizou.
Tudo é feito por meio de algum software contratado ou especial do hospital para que a equipe responsável consiga registrar as informações. É preciso ter um sistema facilitador para todos para que possam ter acesso aos dados dos pacientes.
Para Que Serve O Prontuário Eletrônico?
Com ele toda a equipe médica consegue ter acesso ao caso que está em sua frente e tomar a melhor decisão com base em histórico.
É uma forma de garantir o melhor tratamento ou procedimento aos seus pacientes. Além de ajudar a agilizar o dia a dia de médicos, enfermeiros, etc.
Sendo assim, sua principal função é o armazenamento de informações para facilitar os atendimentos. Ele também garante a segurança dos pacientes, que têm todos os seus dados fornecidos rapidamente em qualquer tratamento.
Por Que Um Prontuário Eletrônico É Importante?
Os prontuários eletrônicos são importantes por diversas razões, entre elas destaca-se a gestão clínica. Com informações bem definidas e organizadas, fica mais fácil administrar toda a parte operacional e de dados da sua clínica ou hospital.
Com tudo mais organizado, os impactos acontecem em todas as áreas. O setor financeiro é um deles. Mesmo investindo alto no prontuário eletrônico, o retorno que ele dá compensa totalmente.
Quais As Diferenças Do Uso Do Papel E Do Prontuário Eletrônico?
O prontuário eletrônico tem a mesma função de um prontuário de papel. A diferença é a sua digitalização, praticidade e armazenamento maior de informações. Ambos são permitidos aqui no Brasil.
O prontuário feito em papel não deixa as coisas ágeis, apesar de ser uma ótima forma de informação.
Ele pode ser usado como um plano B, pois até o digital pode travar, não é mesmo? A diferença é que um precisa de espaço físico para armazenamento, enquanto o outro necessita de espaço na nuvem digital.
Quais São As Vantagens De Um Prontuário Eletrônico?
Existem diversos pontos de vantagens em utilizar o prontuário eletrônico. Uma delas é o tempo de armazenamento dos dados do paciente, já que no papel é preciso guardar por, no mínimo, 10 anos.
No eletrônico esse tempo pode ser mais longo e os dados podem ser acessados com mais rapidez.
As informações estarão integradas, disponíveis a todos da equipe médica que precisem usá-las. Isso tudo está dentro de sistemas seguros, que guardam muito bem os dados dos pacientes.
Quais São Os Aspectos Obrigatórios Em Um Prontuário Eletrônico?
Se você está pensando em implementar o melhor prontuário eletrônico na sua clínica ou hospital, precisa saber o que ele tem que ter.
Alguns dados são fundamentais para garantir o bom fluxo de informações entre a equipe e o andamento de tudo no dia a dia.
Pensando nisso, você deve avaliar se o prontuário escolhido tem um sistema de fácil integração e que seja prático para o dia a dia.
Não escolha modelos que deixem seus colaboradores confusos. Tudo deve ser bastante claro e simples de ser manuseado.
Quais Os Dados Devem Ter Em Um Prontuário Eletrônico?
Agora, pensando em dados que o prontuário eletrônico precisa ter, é necessário avaliar se o modelo escolhido apresenta as seguintes informações dos pacientes.
Identificação do paciente
Nome, idade, histórico de consultas, nome de acompanhante são informações básicas para a identificação do paciente.
Mas pensando em ambiente de saúde, é preciso colocar também se ele tem algum tipo de alergia, se faz tratamento ou utiliza algum medicamento, etc.
Hipóteses Diagnósticas
Desde o primeiro atendimento, o médico, enfermeiro, ou quem quer que seja, precisa registrar um diagnóstico provável.
Depois, conforme o paciente for sendo atendido, a equipe responsável vai atualizando as informações para chegar de fato a uma causa.
Exames
Exames laboratoriais, radiológicos, etc, precisam estar com seus resultados salvos no prontuário do paciente. A integração médica vai agradecer quando puder ter um hemograma já feito, por exemplo, sem precisar pedir de novo.
Tratamentos
Se o paciente já faz algum tratamento ou está fazendo ali, é preciso estar registrado em seu prontuário. Dessa forma, evita confusões para que ele tome os mesmos remédios e agiliza a sua evolução hospitalar.
Diagnósticos Definitivos
Depois do tratamento e de toda a equipe decidir por um diagnóstico, ele precisa estar registrado nas informações do paciente.
Motivos De Alto, Óbito E Transferência
Todas as movimentações do paciente dentro do ambiente hospitalar precisam estar registradas. Por que ele foi embora? O que levou a óbito? Por que foi transferido? Tudo isso precisa estar detalhado.
Como O Prontuário Eletrônico facilita A Integração De Especialidades?
O prontuário está liberado para ser usado por todas as especialidades. Nesse sentido, quando o paciente está em um hospital ou clínicas de mesma rede, com as informações digitais, todos os médicos que ele encontrar poderão saber.
Por exemplo: se ele está internado e precisa de fisioterapia, nutricionista, entre outros, todos poderão saber o porquê da internação, remédios, tratamentos e o que pode ser feito em sua área para ajudá-lo.
O Que É Preciso Aderir Ao Prontuário Eletrônico?
Para que a clínica ou hospital tenha prontuário eletrônico é bem simples. Basta querer investir e ter infraestrutura para tal. Isso quer dizer que é necessário rede de internet e máquinas para ter acesso às informações.
Depois, é só escolher o software de prontuário que mais agrada a todos e entrega o que precisam. Com a ferramenta certa o dia a dia vai ser bem mais prático e agilizado.
Leia mais:
Entenda O Que É Glosa, Tipos E Como Evitá-La Na Sua Clínica!
Entenda O Que É Um Controle Financeiro Para Clínicas E Como Fazê-Lo
Fluxo De Atendimento: Como Montar Na Sua Clínica?
Conclusão
O prontuário eletrônico nos centros médicos não é artigo de luxo e sim um item necessário para o dia a dia.
Ele traz muitos benefícios para a gestão clínica e também para o atendimento dos pacientes. Tudo isso reflete na organização e no bom retorno que isto impacta.