Apesar de parecer um documento simples, o recibo de prestação de serviço é fundamental dentro do seu negócio.
Para isso, é preciso contar com o modelo adequado para a sua clínica e hospital, seja para você emitir ou receber de algum prestador de serviço.
Se você não teve contato ainda com esse tipo de recibo de prestação de serviço como documento ou já tem essas informações e quer entender mais, o blog da Dr.Cash preparou tudo para você.
Vamos entender quais são os principais modelos e suas funções.
O Que É Um Recibo De Prestação De Serviço?
Em outras palavras, o recibo de prestação de serviço tem a função de comprovar que uma dívida ou conta foi quitada. É ele que formaliza que a realização de um trabalho foi concluída e paga.
Nesse sentido, seu uso é muito comum entre profissionais autônomos que prestam serviços para empresas. Por exemplo, você contrata um eletricista para sua clínica ou hospital, ele precisa emitir um recibo da prestação de serviço.
Existe, inclusive, uma lei (8.846/94) que obriga todas as transações financeiras a terem um comprovante de compra. A prestação de serviço não é diferente, ela pode ser considerada uma transação, uma compra de um serviço ou produto.
Quando É Necessário Emitir Um Recibo?
Todas às vezes que a sua clínica ou hospital contratar um serviço é necessário emitir um recibo. Da mesma forma, quando seus serviços forem contratados por um paciente, emita um documento comprovando a transação.
Lembre-se, o recibo precisa ser emitido assim que o pagamento for concluído. Esta é a principal forma de comprovar que aquele débito foi quitado entre as duas partes: contratante e contratado.
Qual É O Passo A Passo Para A Elaboração De Um Recibo
Na hora de construir o modelo de recibo de prestação de serviço, você precisa seguir um passo a passo que vai ajudar bastante. É uma maneira de não deixar nenhuma informação de fora.
Nomeio O Arquivo
O primeiro passo é nomear o arquivo como “Recibo de pagamento”, “Declaração de pagamento”, “Recibo de pagamento do serviço x”, enfim. Não deixe de identificar qual é a finalidade daquele documento que está produzindo.
Descreva O Recebimento
Descreva o serviço que foi prestado e que está sendo pago naquele recibo. Se você vai fazer para o seu prestador de serviço, escreva em primeira pessoa, como se fosse o recebedor. Caso o valor seja parcelado, é importante descrever também.
Inclua Valores Em Números Por Extenso
Na hora de colocar os valores, faça tudo por extenso. Por exemplo: se for R$200, escreva “duzentos reais” e não coloque só os números. Saiba que o valor escrito por extenso é o que prevalece em caso de dúvidas ou divergências de informações.
Coloque Local, Data E Assinatura
Para formalizar e finalizar o documento, não esqueça de colocar a data do pagamento, o local em que tudo foi realizado, ou seja, a cidade, e por fim, assinaturas.
Deve constar o nome do recebedor com CPF e a assinatura dele. É uma forma de afirmar que todos estão de acordo.
Qual É A Diferença Entre Recibo E Nota Fiscal?
Cada um deles tem uma finalidade. O recibo serve para a área contábil da empresa, para a organização das contas e comprovação do pagamento de serviços e dívidas.
Ou seja, é usado para que o prestador de serviço não tenha dúvidas sobre o valor recebido também. Pode ser feito sem um CNPJ.
Já a nota fiscal serve para comprovar a prestação de um serviço, mas não especificamente para o valor pago. Ela é usada no recolhimento de impostos e prestação de contas aos órgãos fiscalizados.
Ela também pode ser usada como comprovante de pagamento, mas a emissão deste documento necessita de um CNPJ ativo.
Qual É O Modelo É O Mais Correto Para Recibo?
Não existe um único modelo de recibo correto. Você pode comprar em papelarias alguns que já vêm prontos, com os padrões mais usados.
Mas, se quiser criar um próprio para seu negócio, também é possível, desde que permaneça as informações básicas no documento.
Existem sete modelos que podem ser utilizados conforme as necessidades do seu negócio:
- Recibo de serviço simples;
- Recibo complementar;
- Recibo de locação;
- Recibo de entrada;
- Recibo de parte de dívida;
- Recibo de quitação antecipada;
- Recibo de mão de obra.
Exemplo De Recibo Simples De Prestação De Serviço
Um dos modelos mais comuns é o recibo de serviço simples. Nele, devem estar todas as informações do recebedor (nome, CPF, valor recebido e como foi pago). Ao final, devem constar a localidade, data e assinatura, com o nome de quem recebe.
Como Declarar Recibo De Prestador De Serviços?
É preciso declarar os recibos no Carnê Leão para não ter problemas com o fisco. Os dentistas, por exemplo, prestam alguns serviços e, por isso, é comum fazerem os recibos.
Preencher esse carnê garante que os valores ali colocados sejam contabilizados no Imposto de Renda.
Mas é fundamental ter uma contabilidade para cuidar de toda essa parte, para saber quais são os custos, lucros, etc. Contabilizando tudo e enviando devidamente para os órgãos responsáveis, o negócio não vai ter nenhum tipo de problema.
Conclusão
O recibo de prestação de serviço não pode faltar em sua clínica, para pagar os prestadores e também no caso da sua prestação.
É importante contar com uma contabilidade especializada para dar todas as orientações em cada etapa e não deixar nenhuma ponta solta.
Se você quer contar com uma solução que não te dê problemas de inadimplência e emite os boletos de pagamento dos pacientes, conte com a Dr.Cash. Nós ajudamos seu fluxo de caixa a ficar organizado e cada vez mais cheio!